quinta-feira, 7 de julho de 2011

Ação Interventiva da Comissão Pro-Conselho de Cultura no FIT

O prefeito Valdomiro Lopes, através de um decreto, que não teve consulta pública ou qualquer explicação, transferiu a gestão da Swift da Sec. de Cultura pra Sec. de Educação.
A partir desse fato, houve uma mobilização da classe artística da cidade, apoiada por 4 Vereadores e um Deputado, convidando os responsaveis à Camara Municipal para que as devidas explicações fossem dadas. Os responsáveis não compareceram, mas as classes artística e politica - favoráveis à causa - estavam lá e com isso foi possivel documentar as manifestações e opiniões expressadas na sessão e também formou-se uma comissão que ficaria responsável por elaborar um documento legal exigindo que fosse feita uma votação do legislativo para convocação dos secretários e outros responsáveis afim de se explicarem. O documento foi confeccionado, a votação foi feita, porem o pedido de convocação foi negado.

A parte boa é que o documento elaborado, serviu como forma de manifesto pró-conselho de cultura, que não existe na cidade e na verdade é a maior luta a qual queremos nos engajar, pois se ja houvesse o conselho, o decreto não poderia ter sido emitido sem antes ter sido aprovado pelo conselho.... Mas pra oficializar esse conselho, é necessária uma ação do poder legislativo convocando os representantes de cada classe a fim de compor o conselho... Isso não vai acontecer enquanto ficarmos parados.

Por isso, planejamos uma ação pacifica com a intenção de expor à causa ao máximo de pessoas (do meio artistico ou não) e coletar "assinaturas" pra uma abaixo assinado diferente. A ação preve uma intervenção em pelo menos cada um dos pontos da cidade por onde o FIT vai passar, na qual portaremos cartazes e faixas com frases de efeito da causa e pediremos pra quem quiser apoiar que pinte (literalmente) um tecido que estará exposto e que ao final, será a bandeira para a nossa causa. Também vamos distribuir panfletos e praguinhas e tudo será documentado.

Pra começar, levaremos o movimento pra abertura do festival, amanhã, provavelmente por volta das 18h, e precisamos da maior representatividade possível.  Ajudem a chamar nossos amigos, colaboradores, parceiros e todos que possam contribuir pela causa, afinal a cultura é a maior riqueza de uma nação.

Todos juntos na formação do conselho de cultura em nosso município!


( Timbre Coletivo)

Nenhum comentário: